Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria Pública do DF consegue liminar com pedido de antecipação de tutela em ação declaratória de inexistência de débito para idosa

    Publicado por DPDF
    há 15 anos

    A Defensoria Pública do Distrito Federal conseguiu liminar com pedido de antecipação de tutela em ação declaratória de inexistência de débito para a idosa L.M.J, em face da Financeira IBI e Banco Votorantim, por terem debitado, automaticamente, da aposentadoria, a quantia referente a R$ 82,17 (oitenta e dois reais e dezessete centavos) por financiamento não contratado.

    Na ação, movida pelo defensor público do Núcleo de Santa Maria João Carneiro Aires, a idosa explica que em dezembro de 2008, tentou realizar um empréstimo no valor de R$

    (dois mil e quinhentos reais) junto à Financeira IBI para efetuar o pagamento de algumas dívidas. Entretanto, o empréstimo foi negado pelo fato de L.M.J. ter pouca renda - 1 (um) salário mínimo de aposentadoria.

    Ao receber a aposentadoria relativa ao mês de fevereiro de 2009, percebeu que havia sido descontada de uma parcela relativa a empréstimo feito em seu nome. Surpreendida, procurou a agência da Previdência Social que informou a efetivação de um empréstimo bancário em seu nome junto à Financeira e o Banco Votorantim. No entanto, empréstimo jamais foi creditado em sua conta bancária, conforme os extratos anexados ao processo.

    Diante desses fatos, o defensor público entrou com uma ação solicitando a cessação dos descontos que estão sendo efetuados da aposentadoria da idosa.

    De acordo com o defensor, situações com essa acontecem com muita freqüência. "O consumidor tenta obter um financiamento junto à instituição financeira e apesar de não conseguir, a instituição acaba promovendo o desconto em seus rendimentos como se ele tivesse feito o empréstimo. Ou seja, o consumidor é vítima de estelionato que provavelmente é praticado por funcionários da própria instituição", enfatiza.

    A liminar foi concedida, no dia 29 de maio de 2009, pelo Juiz de Direito da 1ª Vara Cível, Família, Órfãos e Sucessões do Distrito Federal, Carlos Eduardo Batista dos Santos. O pedido de antecipação dos efeitos da tutela foi deferido para determinar que sejam suspensos os descontos relativos ao empréstimo bancário.

    Mais Informações:

    Assessoria de Imprensa da Defensoria Pública do Distrito Federal

    Luzia Cristina Giffoni - (61) 9333-1036

    Roberta Rodrigues - (61) 9970-2369

    • Publicações95
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações179
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-publica-do-df-consegue-liminar-com-pedido-de-antecipacao-de-tutela-em-acao-declaratoria-de-inexistencia-de-debito-para-idosa/1235910

    Informações relacionadas

    Rodrigo Pereira Costa Saraiva, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Ação de Indenização por danos morais e materiais.

    Petição Inicial - TJSP - Ação Laudo Pericial Grafotécnico - Procedimento Comum Cível

    Carlos Wilians, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Modelo | Ação Declaratória de Inexistência de Débito

    Dr Ricardo Caires dos Santos, Bacharel em Direito
    Modeloshá 9 anos

    Laudo Judicial Grafotécnico e Documentoscopia

    Marcos Albuquerque, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    [Modelo] Ação Declaratória de Inexistência de Débito c/c Indenização por Danos Morais

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)